Voltar ao site

PEC da Reforma Administrativa busca a rentabilidade em setores financeiros, diz Roseno

"Há um programa máximo da burguesia, das classes proprietárias, que quer reestruturar sua rentabilidade nas costas dos trabalhadores".

A fala é do candidato à Prefeitura de Fortaleza, o deputado estadual Renato Roseno, durante Seminário Reforma Administrativa: Entender para Enfrentar!, realizada pelo Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort) e a Intersindical - Central da Classe Trabalhadora, na tarde de sábado, 3 de outubro.

É preciso entender a proposta da Reforma Administrativa e os efeitos nas carreiras dos servidores públicos.

“É necessário compreender que a proposta de reforma tem uma narrativa de entregar a eficiência, mas ela não entrega isso. Nós, servidores, estamos sendo bombardeados por uma narrativa que nos somos muito caros e ineficientes. Não somos muitos, apenas 11% da força de trabalho do Brasil vem do setor público, ainda por cima em um cenário de subfinanciamento”, destaca Roseno.

No cenário proposto pela PEC, as carreiras mais atingidas são aquelas com menor salários, como professores, garis que garantem a limpeza da cidade e profissionais que estão na ponta dos atendimentos aos cidadãos e às cidadãs. Já a elite do Judiciário e das Forças Armadas, que muitas vezes ganha acima do teto constitucional, não será atingida pela reforma e seguirá com seus privilégios, um custo anual que supera R$ 46 bilhões em recursos.

"Já existem há muitos anos algumas propostas que a PEC traz. Por exemplo, servidores públicos só progridem mediante avaliação de qualidade. Neste momento da pandemia, quem salvou milhões de vidas foi o SUS, o servidor público, ou aquele que está no serviço público. A segurança pública, a assistência social, a educação que manteve de maneira heroica, os serviços públicos", expõe.

Participaram do evento o jurista do trabalho Hugo Cavalcante de Melo Filho, a advogada e coordenadora do Jurídico do Sindifort, Lidianne Uchoa, e o presidente em exercício da entidade, Eriston Ferreira.

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK